Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Desorganização do MEC: Candidatos terão que viajar para fazer o Enem



29 / 09 / 2009
| Mais

Rio de Janeiro - Volta Redonda: 112 quilômetros de distância. Duas horas de ônibus. Essa é a viagem que Yasmin vai ter que fazer no próximo fim de semana.

Hoje ela pesquisou o preço de pousadas em Volta Redonda. Este ano o Enem será feito em dois dias. No domingo também tem prova. Yasmim vai viajar com a mãe e o gasto já foi calculado, mais de R$ 500, fora a preocupação.

“Por ser uma prova cansativa, por eu ter que ir no sábado mesmo, o medo de acontecer alguma coisa na estrada, a estranheza com o lugar... Acho que pode me prejudicar muito”, comenta Yasmin Coutinho Oliveira, estudante.

Em São Paulo, há outros casos parecidos. Juliana mora na zona sul da capital e vai prestar exame em Mauá, no ABC Paulista. São mais de 30 quilômetros de distância e pelo menos uma hora e meia de carro.

“A minha mãe vai me levar e como ela não vai poder nem buscar aí eu tava pensando em pegar um hotel em Mauá”, diz Juliana Scivittado, estudante.

Rafael mora em Perdizes, na zona oeste. E vai fazer a prova em Itapecerica da Serra, município da Grande São Paulo, que fica a 33 quilômetros de distância.

“Eu quase desisti de fazer o Enem. Eu não conheço a região...”, diz Rafael de Matteis, estudante.

O Ministério da Educação não sabe o número exato de candidatos que tiveram o local de prova marcado longe de casa. Mas diz que já identificou casos isolados principalmente no rio de janeiro e em São Paulo.

A explicação é que nessas cidades o número de participantes é maior do que as vagas disponíveis nas escolas. O Ministério prometeu encontrar uma solução para o problema.

Fonte: JORNAL HOJE

JORNAL HOJE

| Mais