Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

ATENÇÃO: Aluno poderá mudar local onde fará Enem



30 / 09 / 2009
| Mais

Candidatos precisam fazer pedido ao Inep por e-mail até amanhã; prioridade é para quem fará prova em cidade diferente de onde mora. Casos de estudantes que vão fazer o exame na mesma cidade, mas em bairros distantes, ainda passarão por análise

A quatro dias do início do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Ministério da Educação anunciou que mudará o local da prova de candidatos escalados para fazer o exame em cidades diferentes daquelas em que moram. Quem estiver nessa situação deve enviar um e-mail para faleconosco@inep.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email até o meio-dia de amanhã. A resposta deve ser enviada ao candidato até sexta, por e-mail ou SMS -para os que informaram o celular ao se inscrever. O Enem será sábado e domingo.

O problema atingiu cerca de 400 candidatos no país -metade deles em São Paulo-, segundo o Inep (órgão do MEC responsável pela prova). Trata-se de exceção, diz o instituto, diante dos mais de 4 milhões de inscritos. Em nota, o órgão atribuiu os problemas a um erro dos candidatos, que escolheram cidades "imediatamente anteriores ou posteriores" à desejada no momento de fazer a inscrição.

Uma aluna negou à Folha ter errado; a outra admite a possibilidade.

Na mesma cidade

Também serão analisados os casos de candidatos que farão a prova longe de onde moram, embora na mesma cidade. O Inep não assegurou, porém, que atenderá a esses pedidos.

Isso ocorreu em São Paulo, onde há alunos que prestarão o exame a 30 km de casa.

A grande distância se deveu a um "descompasso entre os participantes do Enem em uma determinada região e as escolas disponíveis para a aplicação da prova", o que exigiu a redistribuição dos inscritos, diz o Inep.

Informação errada

Os primeiros problemas começaram com a divulgação dos locais da prova, no dia 22. O Inep nega ter demorado para começar a resolver os casos.

Diz que o tempo foi necessário para "ajustar o sistema" e conseguir realocar os alunos.

Nos últimos dias, quem reclamou chegou a receber informação errada da central de atendimento do Enem -de que o local de prova não poderia ser mudado. Foram ao menos 50 casos, segundo o Inep. O erro foi atribuído pelo instituto a uma funcionária, já orientada.

Ontem, o ministro Fernando Haddad (Educação) pediu que os alunos que já sabem onde farão o Enem evitem ligar para o Fala Brasil (0800-616161) para confirmar a informação. O número está congestionado em razão da proximidade da prova.

Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem.

Instituições como USP, Unesp e Unicamp aceitam o Enem na composição da nota.

Colaborou a Sucursal de Brasília

Fonte: FOLHA DE S. PAULO

RICARDO GALLO

| Mais