Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Minas alcança posição de destaque em qualidade de software



16 / 10 / 2009
| Mais

Secretário de Estado Alberto PortugalA posição de referência de Minas Gerais na área de qualidade de software vem se tornando cada vez mais sólida. Prova disso foi o lançamento do sétimo grupo de empresas mineiras que iniciarão o processo de qualificação pelo Modelo de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), realizado na última semana, dentro da programação da Inovatec 2009. A iniciativa é coordenada pela FUMSOFT, por meio do Centro de Competência em MPS.BR e CMMI (CCOMP.MG), e faz parte do Projeto Estruturador do Governo de Minas para os Arranjos Produtivos Locais (APL) de Software de Belo Horizonte e Viçosa.

O lançamento foi marcado pelo Workshop “Qualidade de Software com o Modelo MPS.BR”, que abordou as melhores práticas de engenharia e produção de software e serviços correlatos, além de detalhes sobre o processo de implementação do modelo. O evento contou com a presença de cerca de 100 profissionais e empresários que atuam na área e foi conduzido pelo coordenador do CCOMP.MG, Carlos Barbieri. Ele tratou, entre outros assuntos, do perfil das empresas participantes, incentivos ao projeto, aspectos contratuais e desafios das empresas na busca pela qualidade.

A programação também incluiu a entrega dos certificados do MPS.BR para 11 empresas que concluíram os projetos de implementação. A cerimônia teve a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, que ressaltou o apoio do Governo de Minas à inovação tecnológica. “O objetivo é preparar o estado para ser líder da economia do conhecimento e, hoje, estamos alcançando essa posição de referência por meio de um conjunto de ações articuladas. Temos densidade para ocupar um espaço de destaque no Brasil e no mundo”, avaliou.

Na ocasião, o presidente da FUMSOFT, Welington Teixeira Santos, apontou que o esforço das empresas mineiras pela qualificação é reconhecido nacionalmente e os próprios empresários já percebem os benefícios do MPS.BR para o sucesso no mercado. O presidente ainda revelou, em primeira mão, que o conhecimento sobre o modelo será incluído, a partir de 2010, nos currículos de várias faculdades de Minas Gerais. Além disso, Belo Horizonte foi a capital escolhida para receber um projeto piloto de MBA em MPS.BR, que será promovido pela Softex com apoio da FUMSOFT.
 

O MPS.BR é um programa brasileiro que atesta a qualidade de software em uma empresa, criado pela Softex, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao melhorarem o processo de desenvolvimento, as empresas tornam-se mais competitivas num mercado cada vez mais exigente em aspectos de qualidade. Atualmente, a FUMSOFT é uma das instituições com o maior número de implementações do MPS.BR. Já são mais de 40 empresas certificadas ou em processo de implementação do modelo, o que significa cerca de 20% do mercado nacional.
 

Fonte: http://e-portal.fumsoft.softex.br/fumsoft/ecp/images.do?evento=imagem&urlPlc=20091003vs_0511.jpg

FUMSOFT

| Mais