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IES de médio porte: adquirir ou desenvolver



28 / 01 / 2010
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Diante das possibilidades de expansão nos processos de fusão e aquisição no ensino superior e a busca pela sustentabilidade financeira frente ao cenário competitivo atual, faz-se necessário que as IES (Instituições de Ensino Superior) estejam preparadas, quer para se desenvolverem e continuarem participando desse mercado, quer para se colocarem em processo de venda ou de fusão.

Especificamente, em relação às IES de médio porte (com um quantitativo de 1000 a 5000 alunos matriculados), a sobrevivência nesse mercado requer atenção, escolhas e renúncias. O aumento da concorrência, a escassez de matrículas, a ampliação da educação a distância, as dificuldades para compor um corpo docente qualificado e comprometido, associadas às taxas elevadas de inadimplência, evasão e ociosidade são entraves que têm afetado IES há tempos.

Observa-se que a expectativa de vida das organizações depende muito do tratamento preventivo que venha a ser realizado durante sua trajetória e alguns desafios estratégicos precisam ser superados para que a IES se perpetue.

Estes desafios são: a redução de custos, a geração de novas receitas, o combate à evasão e a implantação de uma filosofia da gestão por resultados. Assim, reduzir custos, valorizar talentos e manter a excelência são as principais metas a serem alcançadas pelas IES de médio porte, a fim de que realizem os ajustes necessários e retomem a estabilidade. Isso somado ao bom relacionamento com o cliente e a criação de novas oportunidades, é a receita certa para o sucesso.

O que se faz necessário diante desse cenário é buscar alternativas para o desenvolvimento da competitividade. É preciso se reestruturar para enfrentar essas adversidades e oferecer diferenciais competitivos aos alunos para que estes optem pela IES e ali permaneçam, trazendo consigo, outros alunos.

Destaca-se que para uma IES ser competitiva, eficiente e inovar seus programas acadêmicos, é preciso ser identificada a partir de diferenciais competitivos que venham encantar o cliente e projetar a IES no mercado atual.

Inevitavelmente, as IES que pararam no tempo, tendem a ser absorvidas pelos grandes grupos educacionais que estão se preparando para atuar nesse cenário em larga escala. Por outro lado, para as IES que passam por dificuldades, com elevadas taxas de evasão e inadimplência, não alcançando índices satisfatórios de ingressantes e não encontrando formas de se reestruturar, aos seus dirigentes resta a opção de vendê-las, porém é preciso que as mesmas sejam atrativas aos interessados, que a cada dia tornam-se mais exigentes.

Havendo opção pela venda, é importante que os dirigentes não deixem de lado a gestão da IES. É necessário desenvolvê-la, mantendo resultados satisfatórios nas avaliações oficiais e nas taxas de matrículas, pois esta é condição para que se obtenha sucesso na transação, pois os investidores adotam critérios com base na análise situacional das IES, no momento da aquisição.

Ajustar as práticas internas e manter o foco estratégico na expansão e na reestruturação da IES, bem como aproveitar as novas oportunidades surgidas, colocará a IES, sem dúvida, em destaque diante da concorrência.

Fonte: www.cmconsultoria.com.br

Notícia disponibilizada no Portal CM Consultoria

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