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Cenários e Tendências para as redes de ensino



23 / 02 / 2010
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Nestes últimos anos, as IES estão envolvidas em um grande processo de modificações, ajustes, adequações e atualizações. Grandes redes adquirindo IES de menor porte fizeram e fazem parte do cenário deste processo de modificações.

O que já se vê em outros segmentos de mercados são fusões entre grandes redes, tendo como exemplo as Casas Bahia e o Grupo Pão de Açúcar na área de varejo e mais recentemente a junção entre a Braskem e Quattor, criando um novo cenário no ramo petroquímico. Há a tendência de que isso ocorra também nas grandes redes de ensino, gerando e fortalecendo a interação entre elas.

As barreiras e monopólios geográficos vêm sendo quebrados como consequência destas aquisições e fusões. Instituições que, ao longo de muitos anos eram referência singular em determinadas regiões do Brasil, passaram a conviver com outras de renome nacional,

O aumento da oferta regional de vagas torna a competitividade mais acirrada, requerendo um processo de reestruturação e uma nova norma de “re-imaginar” as IES. Essa é condição primordial para a sobrevivência.

Outra tendência, neste cenário de mutação constante, é a ampliação da educação a distancia aliada ao avanço tecnológico. Pode-se observar que o aumento destas tecnologias e métodos oferece maior diversificação na educação, fazendo com que o aluno possa ter acesso a conteúdos de diferentes segmentos ao mesmo tempo, não ficando preso a somente uma linha de aprendizado.

Este constante crescimento das tecnologias educacionais promove grandes oportunidades e um planejamento estratégico efetivo permite o aproveitamento destas oportunidades. Este fator é responsável pela demanda cada vez maior na educação continuada.

Neste sentido, a pós-graduação, por exemplo, deve ser acompanhada de atenção especial, aproveitando essa tendência de crescimento. É preciso ter como pressuposto que o objetivo das IES privadas é a geração de resultados, seja visando à lucratividade, à sustentabilidade, ao contentamento dos acionistas ou à melhoria na prestação de serviços para a sociedade.

Outra tendência é que as IES, cada vez mais, estão visualizando seu público-alvo. A busca do ensino superior pelas classes sociais menos favorecidas está acentuada. As análises de mercado para as regiões de atuação da IES demonstram que é possível determinar o grau de necessidade destes segmentos e com isso, possível também mensurar a atenção que a IES deverá para eles concentrar.

Em síntese, o que existe de positivo nos cenários e tendências para as IES estará diretamente ligado à identificação e foco nas oportunidades. Como disse Peter Drucker: “Os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos”.

Fonte: Portal www.cmconsultoria.com.br

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