Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Enade é remarcado para 21 de novembro



04 / 05 / 2010
| Mais

O Ministério da Educação (MEC) mudou a data do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano. Agora, a prova será realizada no dia 21 de novembro, às 13 horas no horário de Brasília. Inicialmente, o Enade havia sido marcado para 7 de novembro. Entretanto, coincidiria com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para os dias 6 e 7 daquele mês. Apesar de os exames não serem realizados pelos mesmos alunos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) preferiu não realizá-las no mesmo dia para facilitar a organização. A alteração foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Cerca de 450 mil estudantes do final do primeiro e do último ano do ensino superior deverão fazer a prova. A relação de carreiras a serem avaliados não mudou. Farão a prova em 2010 estudantes dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia. E, pela primeira vez, também serão avaliados estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

O Enade, antigo Provão, faz parte do sistema de avaliação da qualidade das instituições de ensino superior do Ministério da Educação. O objetivo é saber quanto a instituição agregou de conhecimento ao aluno. Além da prova, compõem a nota da universidade fatores como infraestrutura e corpo docente. Instituições com nota baixa são analisadas e podem até fechar.

De acordo com o MEC, estão habilitados ao Enade os estudantes ingressantes que, até o dia 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso e os estudantes concluintes que tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo. Para os cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de até 2 mil horas, serão considerados ingressantes aqueles que tiverem concluído entre 7% e 25% da carga. Serão considerados concluintes aqueles que até o dia 2 de agosto tiverem concluído pelo menos 75% do currículo. O MEC informa que a aplicação de provas em municípios onde há polos de apoio presencial credenciados pelo MEC. Com isso, o atendimento aos estudantes de cursos de graduação na modalidade de educação a distância avaliados em 2010 será ampliado.

Problemas - Ano passado, a prova, aplicada na primeira semana de novembro, foi marcada por queixas de estudantes escalados para fazer os testes longe de casa e casos de universidades que ofereceram até pen drives de brinde para quem participassem da prova. Houve ainda críticas a questões com conteúdo político-partidário, como a que trazia o comentário do presidente Luís Inácio Lula da Silva que classificou a crise financeira mundial como uma "marolinha". Ao todo, o Enade teve ao total 54 questões anuladas nas provas.

Fonte: Estadão.edu

Paulo Saldaña

| Mais