Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Que tipo de profissional você é? Decifre-se.



06 / 05 / 2010
| Mais

Recentemente o portal HSM Online publicou um artigo sobre as dimensões da comunicação verbal e o que elas podem fazer pela sua carreira. Uma das dimensões - a Comunicação Intrapessoal - aborda justamente a questão de se conhecer melhor e conversar com você mesmo. Segundo Reinaldo Passadori, especialista em comunicação verbal, ao contrário do que muitos pensam que comunicar-se significa apenas interagir com os outros, a comunicação deve iniciar-se em nosso íntimo, e somente a partir dele nos é possível estabelecer interação com o mundo externo.

Em seu livro, “As 7 Dimensões da Comunicação Verbal”, da Editora Gente, Passadori afirma que é fácil reconhecer uma pessoa com comunicação intrapessoal desenvolvida, pois ela tem luz própria e todo o seu sucesso é expressão de sua autenticidade. Em entrevista ao portal HSM Online, o especialista esclarece como podemos praticar esta habilidade para ter um maior sucesso na carreira. Confira.

HSM Online - Como podemos resumir a comunicação intrapessoal? E o quanto ela é importante para a vida profissional?   
Reinaldo Passadori - O resumo dessa dimensão pode ser entendido com a analogia de uma pessoa olhando-se em um espelho. Tenho observado, lidando com milhares de pessoas, que o indivíduo pouco se conhece e quando isso acontece foca mais a sua atenção em aspectos negativos. A reflexão mais profunda, ao abordar essa dimensão sugere que todas as pessoas são extraordinárias por natureza, possuidoras de dons, talentos e recursos poderosos para atuar em qualquer contexto e serem bem sucedidas. Na medida em que as pessoas não reconhecem suas qualidades, naturalmente não irão utilizá-las nem aprimorá-las, atuando em um nível aquém daquele que poderiam, se soubessem reconhecer e aprimorar esses talentos.
Acredito que uma pessoa que não se valoriza dificilmente será valorizada e reconhecida.

HSM Online - E como praticar e melhorar esse tipo de habilidade?
RP -
As mudanças de atitudes e comportamentos são possíveis e isso justifica toda a nossa evolução. Somos melhores hoje do que fomos ontem, certamente amanhã seremos melhores do que hoje. Um exemplo simples é relacionado à crença. Se acredito que posso fazer uma boa apresentação em público ou ser um empreendedor bem sucedido, arregaço as mangas e vou à luta. Se acredito que não sou capaz e que não vai dar certo, nem me mobilizo para isso. Passar a ter esse tipo de crença pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. O mesmo ocorre com mudanças de atitudes, como por exemplo, uma pessoa que não conhece suas habilidades para lidar com pessoas ou situações difíceis. Na medida em que descobre esse talento traz para a consciência e o aprimora, consegue resultados práticos muito melhores do que conseguia antes.
 
HSM Online - Em seu livro você fala sobre as quatro tendências básicas de comportamentos nas pessoas/profissionais: A postura agressiva, passiva, passiva/agressiva e a assertiva. Como podemos resumir cada uma delas e qual a ideal no ambiente corporativo? Neste caso, se a pessoa, por exemplo, tem uma natureza mais agressiva e precisa ser assertiva, não estaria forçando a sua própria natureza e ser encarada por outras como “falsa”?
RP -
Esses comportamentos profissionais podem ser facilitadores ou dificultadores de um relacionamento. O comportamento é a nossa ação e sempre temos várias alternativas para agir. Um exemplo simples é quando uma pessoa está falando, agressivamente com alguém e, de súbito entra aquela pessoa especial, que pode ser um diretor, a pessoa amada ou um cliente especial. É natural, nessa hora, que a pessoa mude rapidamente o seu comportamento, controlando a impulsividade ou a raiva. Está sob o nosso poder controlar os nossos sentimentos, os nossos impulsos e os nossos pensamentos, se os controlamos e agimos de modo diferente, não deixamos de ser nós mesmos , mas usamos recursos que estão à nossa disposição.
O comportamento assertivo tende a ser o mais apropriado para a maioria das ocasiões, pois ele pressupõe que a fala seja aberta, direta, objetiva e ao mesmo tempo coerente e flexível, respeitando os direitos das outras pessoas, criando um ambiente favorável para o bom entendimento.
O comportamento agressivo é retratado por uma pessoa que se julga em um patamar superior, normalmente que faz gestos impositivos, fala alto, olhar desafiador, deixando o interlocutor pouco a vontade. É o tipo briguento, trata as pessoas com grosseria, culpa o mundo e as outras pessoas ao invés de reconhecer sua própria limitação.
O comportamento passivo, por outro lado é daquela pessoa que demonstra ser medrosa ao extremo, fala baixo, sente-se culpada por tudo, ao falar não olha nos olhos, tem postura encolhida, vive pedindo desculpas em exagero. Sua fala tende a ser monótona e linear.
O comportamento passivo-agressivo é aquele que é baseado em falsidade, no qual a pessoa é agressiva, mas dá a impressão de ser dócil e amável. Sua atitude é de vinganças sutis, sua atuação é hipócrita, ou seja, procura mostrar aquilo que não é, sua fala é sarcástica e maldosa, tende a falar mal das outras pessoas na ausência delas.

HSM Online - Você também aborda a questão do “Poder Invisível”, que está relacionado ao fato das pessoas estarem de bem consigo mesmas e se amarem verdadeiramente para, a partir daí, gerar mudanças ao seu redor. Sabemos que nas empresas, as pessoas lidam com situações diárias que mexem diretamente com ego, auto-estima, motivação entre outras questões relacionadas ao lado emocional e até psicológico do ser humano. Neste caso, como trabalhar este “poder invisível” para lidar com os desafios corporativos?
RP - As pessoas que estão bem consigo mesmas, bem provavelmente são assim porque se amam.  Uma pessoa que se ama busca conhecer-se, ter consciência de si, dos seus pensamentos, das suas emoções, dos seus impulsos e dos seus comportamentos. Esta pessoa também reconhece a graça da vida e tem um nobre sentimento de gratidão pelo fato de existir e poder agir. Sabe ainda o que espera da vida, tem claro o propósito da sua existência e tem valores que inspiram suas escolhas e decisões.
Não se faz de vítima para atrair a atenção de outras pessoas, nem guarda sentimentos de rancor e ressentimentos. Aceita o mundo e as diferenças individuais, nutre um amor pela natureza e pelas pessoas, luta pela justiça, combate a ignorância e os vícios. Em um contexto empresarial ou nas suas relações profissionais e pessoais sabe interagir, é naturalmente motivada e não se deixa abater pelas dificuldades do dia-a-dia. Tem a força para influenciar outras pessoas, inspirá-las e ao mesmo tempo a humildade para reconhecer seus limites e suas falhas.

HSM Online - A assertividade, perfil que denota uma pessoa com características de firmeza, simpatia e agradabilidade, é indicada como sendo capaz de ajudar alguém a firmar-se e a revelar sua singularidade no mundo. Porém, não é tão simples partir de um perfil para o outro num piscar de olhos. Desta forma, qual a melhor maneira de desenvolver um perfil mais assertivo?
RP -
Mais do que nunca a habilidade de se comunicar tem sido um grande diferencial para os profissionais, que são líderes, que negociam, participam de reuniões, vendem ou fazem apresentações em público, além de ter a necessidade de convívio e do bom relacionamento com seu público interno e externo. Gosto de um pensamento que diz que as pessoas aprendem por amor ou pela dor. Não creio que uma pessoa esclarecida, inteligente e que tenha o real desejo de ter sucesso prefira a dor de perdas, de prejuízos, de desentendimentos para aprender. Saber lidar com as diferenças individuais, ter a flexibilidade para respeitar e aceitar cada um como é, aprendendo a ouvir e a falar com respeito, firmeza, de forma clara, elegante e objetiva se aprende praticando, assim como andar de bicicleta, dirigir um carro ou nadar, aperfeiçoamos com a prática. O mesmo digo da fala inspirada em um perfil assertivo.
 

Fonte: http://br.hsmglobal.com/notas/57393-que-tipo-profissional-voce-e-decifre-se

HSM Online

| Mais