Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Inclusão digital



21 / 05 / 2010
| Mais

O avanço tecnológico tem modernizado e agilizado cada vez mais as relações interpessoais no mundo inteiro. O instrumento mais veloz e eficiente para proporcionar essa comunicação é a internet. Hoje, a inclusão digital é um dos fatores mais importantes de uma sociedade. Quem não tem acesso à rede mundial de computadores se marginaliza do processo de interação social. E foi com essa preocupação política e seguindo uma orientação administrativa do governador Eduardo Campos, que a Pernambuco Participações e Investimentos S.A. (Perpart) partiu na frente e se tornou a primeira empresa pública do Estado e do Nordeste a oferecer de graça a internet sem fio para a população de menor poder aquisitivo.

Estão incluídas nesse universo pessoas que têm computador em casa (fixo ou móvel) mas não dispõem de condições financeiras para fazer uma assinatura de internet. O benefício é oferecido das sete da noite às sete da manhã, período em que a empresa não tem expediente e seus computadores internos ficam desligados. Depois de tomada essa decisão, resolvemos também expandir essa prestação de serviço para os fins de semana: das duas da tarde da sexta até as sete horas da manhã da segunda-feira e também nos feriados. Cerca de três mil famílias que moram em oito bairros do entorno do prédio da Perpart, que fica no Cordeiro, ao lado do Parque de Exposição de Animais, serão beneficiadas. Além dos moradores do Cordeiro, serão contempladas localidades dos bairros de Casa Forte, Poço da Panela, Zumbi, Prado, Madalena, Torre e Iputinga. Os interessados em participar do programa devem ter mais de 18 anos. Precisam ir à sede da Perpart, levar documentos de identificação e preencher um formulário com os dados pessoais. Cada residência terá direito a apenas um cadastro.

A ideia de oferecer de graça internet para os que moram nas imediações da Perpart surgiu a partir de uma experiência que desenvolvemos aqui na empresa desde 2008. São cursos gratuitos de informática para jovens pobres entre 12 e 18 anos de idade. Em dezembro do ano passado, quando formamos a quinta turma, cada uma de vinte alunos, resolvemos confraternizar com todos e sortear, entre eles, três computadores novos. Foi um momento de muita festa e alegria. Depois, ao conversar com o analista de sistemas Jeová Menezes, responsável pelo setor de informática da Perpart, lembrei que havíamos feito essa doação de computadores como forma de reconhecer o esforço de todos em participar dos cursos, mas era preciso avançar mais nesse benefício. E indaguei como seria possível disponibilizar internet de graça para os que moram próximos à Perpart. Meu argumento foi simples: se pagamos pelo uso da internet por 24 horas e só a ocupamos durante a metade desse tempo, por que não oferecer a quem precisa essa outra parte ociosa? Quantos pais de família não ficam aflitos porque os filhos têm que sair de casa para fazer trabalhos de escola em lan house, depois de um expediente cansativo na escola? Qual jovem não tem uma curiosidade para satisfazer via internet? Como não se sentem felizes ao se inteirar pela Internet do que está acontecendo no mundo? E tudo isso tem um custo para os pais.
Depois de meses de estudos e pesquisas, o Núcleo de Tecnologia da Informação da Perpart e a empresa Zero Um Informática e Engenharia Ltda, que nos presta serviços e bancou toda a parte logística do projeto, concluíram que era possível tornar realidade a nossa intenção de oferecer internet de graça às famílias que moram nas imediações da Perpart, num raio de até dois quilômetros. E assim foi feito. Vamos aguardar agora o resultado prático do que implantamos para que o próximo estudo seja o de ampliação para beneficiar mais famílias que também precisam desse tipo de serviço. Aos que já estão contemplados, nossos votos de felicidades e o desejo de que tudo dê certo para que outros também sejam beneficiados.

Fonte: Jornal do Commercio

Sebastião Pereira Lima Filho

| Mais