Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Universalização do ENADE



03 / 02 / 2009
| Mais

 

Agora o ENADE (Exame Nacional de Desempenho Estudantil), deixa de ser realizado por amostragem. Foi essa a notícia declarada pelo presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e publicada nos principais sites do país em 20 de novembro de 2008. 

A mudança no exame é um assunto que já vem sendo pensado e discutido há um bom tempo tanto pelo MEC quanto por algumas instituições de ensino, como a USP que critica o processo de amostragem no exame e afirma que esse processo não mostra a representação total dos cursos. Já o MEC vem apresentando certa resistência na universalização, justificando o aumento de 30% no investimento do exame.

Após a declaração do presidente do INEP, Reynaldo Fernandes, o Ministério da Educação publicou uma Portaria Normativa, 01 de 29 de janeiro de 2009, que determina os cursos que serão avaliados na versão do exame e estabelece outras diretrizes, o que gerou muitas controvérsias.

No artigo 3º da Portaria Normativa, fica claro que o exame ainda admite os procedimentos por  amostragem para seleção dos alunos. No mesmo artigo, no parágrafo 4º fica claro que os alunos que não forem selecionados pelo INEP, serão dispensados do exame.

Mas e a universalização do exame?

Bem, a resposta para essa pergunta virá no dia 31 de março de 2009, data da publicação do Manual do ENADE 2009 e de outras diretrizes.

O exame já teve sua data definida para 08 de novembro de 2009 e seu prazo de inscrição estendido para dois meses. 

Agora o aluno não tem mais como escapar do exame, têm que fazer. Qual a sua opinião sobre a universalização do exame? 

 

 

Luciana Cavalcanti

| Mais