Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Mudança no ensino médio é elogiada



08 / 05 / 2009
| Mais

RIO E SÃO PAULO. Um avanço, mas que precisa ser feito com cuidados, como a atenção à formação dos professores, o aumento da carga horária e a orientação ao aluno. Essa é a visão de especialistas ouvidos pelo GLOBO sobre as mudanças propostas pelo Ministério da Educação para o ensino médio.

Para Mozart Neves Gomes, presidente-executivo do movimento Todos pela Educação, o "mais grave desafio" das mudanças será preencher e preparar o quadro de professores.

O MEC prevê o ensino interdisciplinar e a liberdade para o aluno escolher 20% das disciplinas que cursará.

- Se a gente não for capaz de atrair os jovens mais talentosos do magistério para o ensino médio, não resolve o problema de qualidade. Hoje, o professor trabalha em duas, três escolas.

Não tem projeto pedagógico que se sustente - diz Mozart, que aprova a proposta de ensino interdisciplinar: - O ensino médio virou uma grande decoreba para ingresso nas universidades. Com a mudança, o ensino será usado para explicar o cotidiano. O conteúdo será associado à prática.

Para a professora Guiomar Namo de Mello, assessora de projetos de reforma educacional e ex-integrante do Conselho Nacional de Educação, a eficácia do projeto depende de como as disciplinas optativas se encaixarão na carga horária praticada pela maioria dos estados. O projeto prevê o aumento de 2.400 para 3.000 horas-aula nos três anos do ensino médio.

- Em Indaiatuba (interior de São Paulo) fizemos um projeto piloto com 24 escolas do ensino médio que possibilitou que a escola optasse por disciplinas que formavam o aluno em quatro áreas diferentes - diz a especialista, afirmando que o MEC está propondo algo já previsto nas diretrizes do ensino médio desde 1988: - Vejo com espanto e estranhamento, como se tivessem inventado a roda, um negócio que já está posto - criticou.

Em 2007, a ONG Ação Educativa fez uma pesquisa entre 880 alunos de cinco escolas de São Paulo, de 15 a 17 anos, para saber o que eles esperavam do ensino.

Segundo Ana Paula Corte, assessora do Programa de Juventude da ONG, eles querem construir um projeto de vida e de inserção profissional.

Para a especialista, o MEC deve promover a sintonia entre o currículo do ensino médio e os desafios que os jovens sabem que enfrentarão. Ela sugere que, antes de optar pelas disciplinas, o aluno receba orientação: - Se não houver uma alteração profunda das escolas no modo de orientar seus alunos, o que ele escolher pode não estar na escola - resumiu.

Fonte: O GLOBO

Adauri Antunes Barbosa e Maiá Menezes

| Mais