Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Inep irá divulgar simulado do novo Enem na internet



11 / 05 / 2009
| Mais

Presidente do Inep espera conseguir disponibilizar prova em um mês.
No novo formato do Enem, candidato fará 11,5 horas de provas.

Uma prova simulada com questões nos moldes do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser disponibilizada na internet pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pela aplicação da prova.

Segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, o simulado deverá trazer 50 perguntas e ele espera que esteja pronto dentro de um mês. "Ainda não tenho como precisar quando isso irá acontecer", disse nesta sexta-feira (8), durante um seminário, voltado para professores, realizado em São Paulo por um cursinho pré-vestibular.

Novo formato

Pelo novo formato, serão 200 questões de múltipla escolha e uma redação. As perguntas estarão divididas em quatro grupos: linguagens (50 testes e redação), ciências humanas (50 testes), ciências da natureza (50 testes) e matemática (50 testes).

O tempo de prova para cada área será de duas horas e meia, além de uma hora e meia para a redação, totalizando 11 horas e meia de maratora de provas em dois dias, segundo proposta do Inep.

O Inep planeja aplicar em 3 e 4 de outubro, um sábado e um domingo. Fernandes afirma que, no primeiro dia, a prova deve ser aplicada à tarde, com dois grupos, num total de cinco horas. No domingo, os candidatos começariam a fazer a parte de linguagens e redação durante quatro horas do período da manhã. Após uma pausa para o almoço, continuariam à tarde com mais duas horas e meia de provas.

Segurança

O presidente do Inep afirmou ainda que já entrou em contato com o Ministério da Justiça para pedir um apoio da Polícia Federal na aplicação da prova. "Isso já acontece no Enem atual", disse. A questão da segurança por ser uma prova nacional surgiu desde o início do anúncio da proposta do MEC de usar a prova do Enem nos vestibulares das universidad

Fonte: Do G1, em São Paulo

Fernanda Calgaro

| Mais