Em MG, mudança causa polêmica ao deixar que aluno escolha disciplinas
07 / 07 / 2009
Objetivo é aumentar conhecimentos específicos e o interesse na aula.
Mudanças no currículo do ensino médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais provocam polêmica. Estudantes, professores e pais questionam o sistema, que começou a ser implantado em 2008, em todo o estado. Agora, o aluno pode escolher algumas disciplinas, mas abre mão de outras. Para o segundo e o terceiro ano, os planos de estudo são divididos em três áreas: ciências humanas, biológicas e exatas. Cada aluno escolhe que matérias estudar. O objetivo é aumentar conhecimentos específicos e o interesse pelos estudos. Essas mudanças foram implantadas por 220 escolas há cinco anos. O Colégio Estadual Central, na capital, foi uma delas. Entre os alunos, as opiniões se dividem.
Mudanças foram implantadas por 220 escolas há cinco anos.
Este período de provas será também um teste para o novo currículo implantado em todas as 2.000 escolas no ano passado.
A medida também foi recomendada para escolas mantidas pelo governo, mas não gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação.
Em uma escola, a grade curricular com as disciplinas distribuídas por áreas do conhecimento chegou a ser preparada para este ano, mas muitos alunos, pais e professores não aceitaram a mudança. A direção teve que manter o método de ensino tradicional. Até uma votação chegou a ser feita para definir o que seria a nova grade curricular.
Eduardo Mortimer, da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, diz que a insegurança de pais e alunos é natural, mas que essa mudança pode ser o primeiro passo para melhorar o ensino. O especialista diz, no entanto, que a educação pública só terá qualidade se outras medidas forem implantadas.
O último dado do Ministério da Educação sobre evasão escolar do Ensino Médio é de 2005. Naquele ano, de cada cem alunos, no país, dez abandonaram os estudos. O percentual, em Minas, foi praticamente o mesmo: 9,8%.
Fonte: www.globo.com
Do G1, com informações do MGTV