Atendimento Online



Compromisso Educação Brasileira

Software de Minas

Diplomados



24 / 07 / 2009
| Mais

 

Quem fez o louvável, meritório e, às vezes, também financeiramente sacrificado esforço de obter um diploma numa instituição de educação superior (IES), seja ela universidade, centro universitário ou faculdade, devidamente reconhecida, é um diplomado.

Em nosso país, o diploma mais procurado é aquele conseguido ao terminar um curso de graduação numa IES, seja ela pública ou particular. Como esclarecimento, é oportuno lembrar que 80% das IES brasileiras são particulares.

Daí que, genericamente falando, diplomado ou graduado sejam termos equivalentes. A pessoa possuidora de um documento desse tipo está, portanto, vinculada a uma IES.

A universidade, como tal, é um centro de saber e de pesquisa de grande relevância social na história. Cabe destacar sua importante contribuição, ontem e hoje, para o desenvolvimento da sociedade. Ela existe não apenas para produzir, acumular e compartilhar o saber, mas também para atender às necessidades do entorno. Grande parte da pesquisa é realizada na universidade.

Universidade é espaço de encontro e de interação. No seu início, ela foi conceituada como a comunidade dos professores e dos alunos. Essa definição é ainda real em algumas das grandes e renomadas universidades tradicionais, onde professores e acadêmicos residem no mesmo campus.

Um novo elemento enriquece, transforma e revitaliza a comunidade universitária hodierna: os diplomados, os graduados ou os ex-alunos. Sem dúvida, poder acrescentar ao próprio nome o título recebido de uma IES prestigia a pessoa. Os diplomados, além de poder manifestar seu agradecimento à IES que os preparou para a vida profissional, o que para alguns constitui um honroso dever, podem contribuir notavelmente para o progresso da sua alma mater ou mãe nutriente, denominação clássica dada à universidade.

Quem melhor que um diplomado bem-sucedido para ocasionalmente orientar aos que estão próximos a se formar? É fácil, por isso, concordar em que o progressivo e continuado relacionamento beneficia a instituição, seus componentes e a sociedade. Os graduados ou diplomados encerraram um período da própria formação. O elo universitário, porém, continua. A universidade considera-os como patrimônio. Ele 

 

Fonte: publicado em 23/07/2009 no jornal ZERO HORA - RS

IR. Joaquim Clotet - Reitor da PUCRS

| Mais