O que é produto?
11 de fevereiro de 2009
O termo “Produto” enseja múltiplas definições. Na Economia, um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade. Na Indústria, um produto é o resultado de atividades ou processos. Na Matemática é o resultado da aplicação do operador de multiplicação. E na Cadsoft?
Quando falamos de Collegium ou Universus está claro para muitas pessoas que esses são os produtos da Cadsoft. Em ambos os casos temos uma logomarca que cria uma identidade para esses conceitos. Temos também contratos que são estabelecidos junto aos nossos clientes nos quais os licenciamos como parte da nossa entrega de Gestão Acadêmica Moderna. Quase todos os nossos serviços e tarefas giram em torno deles.
Logo, o Collegium e o Universus são Produtos da Cad que representam a história da inteligência coletiva de nossos especialistas e clientes amalgamados em um resultado tecnológico.
Mas o que é, de fato, o Produto Collegium ou o Produto Universus?
Seriam os executáveis e dlls que transferimos para os nossos clientes por meio do nosso atualizador? E o código-fonte? E nossa base de conhecimento que carinhosamente expandimos no dia-a-dia?
Quando o cliente nos chama para realizar uma integração com outro sistema, e assim o fazemos, o resultado desse trabalho pertence ao Produto?
Quando existe um problema na consistência dos dados de uma base de cliente, e o resolvemos com a entrega de um script, estamos entregando algo que faz parte do Produto?
Quando entregamos ao cliente um manual que identifica tarefas que devem ser executadas em determinada ordem para se alcançar o resultado esperado, isso é do Produto?
Quando uma nova funcionalidade é feita para o cliente, isso é do Produto? E se for uma personalização exclusiva para esse cliente, continua sendo do Produto?
E apenas o cronograma de um serviço de evolução de produto? É produto?
Se você espera um sim, ou um não – acho que frustrarei minha audiência. Essa é uma provocação para a superação de nosso conceito de Produto.
Precisamos expandir o que vemos como Produto para poder começar a compreender como nascem, crescem, amadurecem e… morrem… os Produtos da Cad.
Precisamos aprender mais sobre os conceitos hierárquicos, associativos e multidisciplinares que existem para a modelagem de um Produto. Conceitos esses que vão além das definições de tecnologia e envolvem processos produtivos, de negócio e de marketing.
Mais do que isso, precisamos compreender o impacto nas quatro camadas que a experiência de uso de nossos Produtos gera em nossos clientes – e só assim teremos certeza de que estaremos atendendo o nosso Foco dentro de sua real necessidade.
Segundo Semenick e Bamossy, produto é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades ou os desejos do consumidor.
Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.
Segundo McCarthy e Perreault Jr , produto significa a oferta de uma empresa que satisfaz a uma necessidade.
E para você? O que é Produto?
Leia também:
IRIGARAY, Hélio et. al. Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. São Paulo: FGV, 2006.
Wikipedia. Desambiguação de Produto. Acessado em 10 de fevereiro de 2009.