Qualidade de Informação
21 de setembro de 2009
O conhecimento das informações disponíveis e a sabedoria de utilizá-las como um recurso estratégico é uma competência organizacional importante a ser cultivada nas instituições de ensino. Este é o cerne de um produto que estamos concebendo, e que teve sua primeira versão na Central de Informações 1.0.
Uma lição-chave já aprendida entre os pesquisadores de Qualidade de Informação é que informação deve ser gerenciada como um produto (Kahn et al., 2002; Langley et al., 1996; Wang et al., 1998, 2003; Wang, 1998). Para gerenciar informação como um produto, todo o processo de “manufatura” de dados deve ser compreendido e gerenciado para produzir informação de alta qualidade.
A noção de informação como um produto implica em aceitarmos que esta informação, ao fluir pela organização, incorpora mais e mais de “valor”, interligando-se na rede de conhecimento estruturada da qual todos compartilham e de onde toda “ação” corporativa é realizada.
Por exemplo, um aluno ao ser admitido em uma instituição de ensino passa a agregar mais e mais informação ao longo de sua progressão acadêmica. Essa informação que é produzida ao longo do tempo possui níveis diferentes de qualidade, mas quanto melhor forem os processos de gerenciamento do registro do aluno, melhor será a qualidade total da informação.
E para que precisamos de informação de qualidade?
· Para aumentar a riqueza das decisões executivas;
· Para fortalecer a aquisição de novos clientes;
· Para potencializar a eficiência operacional;
· Para aumentar a confiança dos clientes na empresa;
· Para evitar desgastes no relacionamento com os clientes; e muito mais.
Não bastando estas justificativas, segundo Torezani (2008) um estudo realizado pelo Conselho de Governança de Dados da IBM identificou desafios na área de gerenciamento de informações que poderão redefinir o comportamento das empresas e a capacidade do mercado de confiar em dados durante os próximos quatro anos.
“O valor dos dados será tratado como um ativo no balanço e relatado pelo CFO, ao mesmo tempo em que a qualidade dessas informações se tornará uma métrica de relatório técnico e um indicador-chave de desempenho da área de TI. Novas práticas de contabilidade surgirão para medir o valor dos dados, de modo a ajudar as empresas a demonstrar como a qualidade das informações alavanca o desempenho das companhias”
Em outras palavras, na era da informação o dado passou a ser patrimônio e parte significativa da riqueza das empresas.
Para a Cadsoft, a Central de Informações tem papel fundamental no estabelecimento de padrões de gerenciamento do dado acadêmico, como na definição de critérios de consolidação e qualificação de risco do dado.
Em breve, muito mais…
Texto de Rodrigo Cabral
Referências
Kahn, B.K., Strong, D.M. and Wang, R.Y. (2002) ‘Information quality benchmarks: product and service performance’, Communications of the ACM, pp.184–192.
Langley, G.J., Nolan, K.M., Nolan, T.W., Norman, C.L. and Provost, L.P. (1996) The Improvement Guide: a Practical Approach to Enhancing Organisational Performance, San Francisco: Jossey-Baas
Torezani, Nathália. (2008) Governança de dados passará a ser pré-requisito para as empresas nos próximos quatro anos. UOL. Disponível em <http://imasters.uol.com.br/artigo/9670/governanca/governanca_de_dados_passara_a_ser_pre-requisito_para_as_empresas_nos_proximos_quatro_anos/>. Acessado em 21 de setembro de 2009.
Wang, R.Y., Lee, Y.L., Pipino, L. and Strong, D.M. (1998) ‘Manage your information as a product’, Sloan Management Review, Vol. 39, No. 4, pp.95–105.
Wang, R., Allen, T., Harris, W. and Madnick, S. (2003) ‘An information product approach for total information awareness’, 2003 IEEE Aerospace Conference, Big Sky, Montana.