Redes Sociais na Educação
9 de setembro de 2010
As redes sociais estão explodindo com a web 2.0. Muito tem se falado sobre a tendência de geração de conteúdo por usuários. E na educação? Como as instituições de ensino estão interagindo com essas novas tecnologias?
Você pode até não querer participar dessa grande rede de relacionamentos propiciada pela internet. Mas saiba que, querendo ou não, já faz parte dela!
As pessoas estão cada vez mais conectadas e andam falando, postando, criticando, elogiando, curtindo e conversando sobre sua instituição.
Se não acredita, faça um teste rápido no twitter. No campo de buscas, digite o nome da instituição ou uma palavra pela qual seus alunos te reconhecem. Possivelmente o retorno das buscas não será uma página em branco.
Pesquisas indicam que no Brasil existem 31 milhões de usuários de redes sociais que produzem conteúdo diariamente e estão conectados entre si. Uma audiência com várias audiências.
Conectar-se com essas várias audiências não é fácil. Exige planejamento e cautela. Ter um perfil nas redes sociais não é sinônimo de estar presente nelas. Muitas empresas se enganam ao pensar que para conectar-se às redes, basta criar uma conta no twitter.
O desafio é enorme e começa com uma definição clara dos objetivos a serem alcançados.
“Segundo pesquisa para 60%, as mídias sociais impactam os negócios de forma positiva. A pesquisa constatou ainda que 46% relatam melhor na percepção da marca e 36% dizem ter atraído novos negócios a partir dos esforços em redes sociais.” http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=71635
As redes sociais estão modificando as formas de relacionamento das pessoas. Muitas pesquisam na rede antes de adquirir um produto buscando aprovações de amigos ou conhecidos que já tenham avaliado anteriormente. O boca-a-boca nunca teve tanta exposição e amplitude.
As pessoas procuram conteúdo na rede. E há muito sobre o quê interagir e compartilhar. Sua instituição só precisa descobrir o que agrega valor à vida dos alunos.
O que não dá é ficar alheio a todas essas mudanças. Conectar, interagir e criar relevância no conteúdo direcionado já é um grande começo.
Texto de Marina Xavier